Sílabe

MATERIAL GRATUITO

Acordos: Envolva os Alunos e Crie um Ambiente Ideal Para Aprendizagem

Todo começo de semestre é uma novidade. Por mais que os alunos se mantenham os mesmos, experiências novas que aconteceram nas férias mudam não só o comportamento dos alunos, mas também dos professores. Trazendo conceitos emprestados da sociologia, quando estamos em grupo, ou seja, numa sala de aula, o grupo como um todo influencia nosso comportamento, ao mesmo tempo que nosso comportamento influencia o grupo, mas isso é uma coisa que vamos falar mais na parte teórica.

Toda vez que voltamos de férias, até mesmo durante o período letivo, passamos por mudanças que alteram o nosso comportamento e consequentemente mudam a dinâmica da sala de aula. Ambientes que eram tranquilos podem se tornar agitados ao mesmo tempo que salas de aulas que eram agitadas podem ficar tranquilas.

A prática de hoje te mostrará como incorporar essas mudanças a partir do estabelecimento de acordos (que também podem se chamar contratos didáticos, contratos pedagógicos, ou contratos sociais, que são diferentes entre si, mas remetem a uma mesma ideia).

Nesse momento você pode estar se questionando: “mas essa prática já é antiga, por quê estão trazendo ela aqui?”.

Nós acreditamos que inovar na sala de aula não signifique apenas aplicar tecnologias, é também ressignificar práticas antigas que possuem finalidades pedagógicas importantes e é exatamente por causa disso que resolvemos trazer essa prática para você.