MATERIAL GRATUITO

Fishbowl (Método Aquário): Entenda Esta Metodologia de Discussão em Grupo

Fim do bimestre chegando, trabalhos sendo entregues, provas finais preparadas, todos desejando as férias do meio do ano… mas, nessa época, pode ser que um questionamento venha à tona: será que os alunos conseguiram aprender tudo o que trabalhamos até agora?

Antes das provas, quando o calendário permite, a gente costuma reservar uma ou duas aulas pra fazer uma revisão dos temas abordados com os alunos.

Preparamos os pontos mais relevantes da matéria e fazemos uma aula “express”, passando por uma linha geral do que foi discutido no bimestre. Esse formato é interessante para que o aluno possa lembrar tudo o que trabalhou, mas alguns problemas podem acontecer: tempo a mais para planejar uma aula de recapitulação, alunos desinteressados, muito conteúdo acumulado e por aí vai. E se a gente contasse que existe um método super bacana para colocar o aluno no papel de protagonista dessa revisão?

A Prática de hoje vai te mostrar como o Fishbowl, uma metodologia de discussão em grupo que promove o diálogo e a troca de experiência entre os participantes, permite revisar a matéria estimulando o protagonismo dos alunos, diferentes inteligências e, o melhor de tudo, o aprendizado por meio da colaboração!