Fim do bimestre chegando, trabalhos sendo entregues, provas finais preparadas, todos desejando as férias do meio do ano… mas, nessa época, pode ser que um questionamento venha à tona: será que os alunos conseguiram aprender tudo o que trabalhamos até agora?
Antes das provas, quando o calendário permite, a gente costuma reservar uma ou duas aulas pra fazer uma revisão dos temas abordados com os alunos.
Preparamos os pontos mais relevantes da matéria e fazemos uma aula “express”, passando por uma linha geral do que foi discutido no bimestre. Esse formato é interessante para que o aluno possa lembrar tudo o que trabalhou, mas alguns problemas podem acontecer: tempo a mais para planejar uma aula de recapitulação, alunos desinteressados, muito conteúdo acumulado e por aí vai. E se a gente contasse que existe um método super bacana para colocar o aluno no papel de protagonista dessa revisão?
A Prática de hoje vai te mostrar como o Fishbowl, uma metodologia de discussão em grupo que promove o diálogo e a troca de experiência entre os participantes, permite revisar a matéria estimulando o protagonismo dos alunos, diferentes inteligências e, o melhor de tudo, o aprendizado por meio da colaboração!