MATERIAL GRATUITO

Minha Redação ENEM em 50 minutos

Visando melhorar o desempenho dos alunos que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – quanto à escrita da dissertação argumentativa, criei um projeto intitulado “Minha redação ENEM em 50 minutos”, a partir de comentários de alunos do Ensino Médio.

Ao ensinar a matéria “Redação” verifiquei uma falha recorrente no ensino da mesma. Algo estava sendo esquecido, ignorado. Ao longo
dos anos, diversos alunos me procuraram para reclamar sobre um mesmo problema: “Professora, eu sei escrever qualquer tema de redação que for pedido, mas não há tempo suficiente e não consegui”‛; “Professora, isso eu já sei… Quero ver é eu conseguir no dia da prova”; “Professora, o problema não é o argumento, é o tempo”; “Professora, no dia eu faço direto a caneta, pois não dá tempo”; “Aqui em sala de aula é assim, mas no dia do ENEM quero só ver….”. Como podemos perceber, ensinar a redação é uma tarefa que demanda muito tempo, mas é uma tarefa possível.

O que vem sendo ignorado é o tempo que os alunos, vestibulandos, têm para realizar essa função no dia do Exame Nacional do Ensino Médio.

No edital do exame, encontra- se a seguinte informação: “não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização das provas em razão de afastamento do PARTICIPANTE da sala de provas ou para preenchimento do seu Cartão-Resposta ou da Folha de Redação” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2017, p. 49). A impossibilidade da prorrogação do tempo bem como o pouco tempo estipulado para a resolução da prova fazem com que os alunos se sintam pressionados, incapazes, ansiosos e inseguros.

Sendo assim, até os melhores alunos em redação são prejudicados por esse detalhe do “tempo” em um momento tão importante e decisivo da
vida deles: a prova que define o ingresso em uma universidade.

O projeto “Minha redação ENEM em 50 minutos” foi pensado para solucionar essa problemática. Escrever bem é indiscutivelmente importante, conhecer as regras de escrita e ter segurança nos momentos das provas é fundamental. Porém, na prática de ensino dessa disciplina, pude perceber que ensinar as técnicas, a estrutura do gênero e as dicas não era suficiente, à medida que, ao realizar o Enem, os estudantes sempre voltavam reclamando que não tiveram

tempo suficiente para realização da escrita completa da redação. Essa dificuldade em relação ao tempo acarretou vários problemas relatados pelos alunos. Uns disseram que não tiveram tempo e entregaram sem finalizar corretamente, outros afirmaram que conseguiram escrever as 30 linhas disponíveis no exame, mas que o texto como um todo não saiu perfeitamente.