Sílabe

MATERIAL GRATUITO

Monitoria: Como Envolver os Alunos e Aumentar o Aprendizado

Como professora da E.E. “Prof. Virgílio Antunes” (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) há 17 anos (sendo que os últimos 5 anos a mesma aderiu ao Programa de Ensino Integral), acompanhei vários momentos vividos pela equipe escolar e seus educandos, alguns positivos e outros mais difíceis, especialmente no que tange ao processo do ensinar e do aprender. Assim, no que se refere a

minha disciplina – Língua Portuguesa – minha expectativa sempre foi, é e sempre será estimular a aprendizagem de forma significativa dos meus alunos, formando leitores e escritores competentes, críticos e autônomos, que consigam lidar com as exigências do texto escrito de maneira voluntária, consciente e intencional.

Assim sendo, decidi propor o projeto de monitoria: parceiros do saber, visando construir uma cultura de cooperação dentro da sala de aula, por meio de mudanças de atitudes e conscientização de importância do trabalho em grupo na construção do conhecimento.

Além de aprender a conviver com as diferenças, gerenciando conflitos, melhorando as relações humanas e oportunizando ficar atento aos seus sucessos e fracassos, o aluno-monitor não é apenas um aluno, ele faz a ponte entre todas as estratégias utilizadas por mim e o estudante.

São trabalhados de maneira compartilhada, conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, desenvolvendo assim nos aprendentes, responsabilidades consigo e com o outro e principalmente aprendendo a aprender e a conviver.